segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Aprenda quando e como retirar o hábito de chupar o dedo e a chupeta




Por: Fábio Castaldelli
Criança não vem com bula e nem manual de instruções. Por isso, saber como agir com o filho ainda pequeno é uma das tarefas mais difíceis encontradas pelos pais.
Dentre esse vasto repertório de dúvidas que podem (e vão) surgir uma delas é descobrir qual o momento certo de retirar a chupeta da criança ou de fazer pará-la de chupar o dedo. Aprender como proceder diante desta situação é essencial para evitar conflitos futuros e garantir a maturidade emocional da criança.
De acordo com a psicóloga Iracema de Souza Pavani, alguns estudiosos aconselham que a retirada seja feita até os três anos de idade, enquanto que outros afirmam que entre oito meses e um ano o bebê já está pronto para abandonar o hábito.
Porém, ela ressalta que esse abandono não é apenas associado a aspectos físicos.
“Há toda uma questão emocional também presente. Sugar envolve uma série de fatores que estão interligados ao desenvolvimento psíquico e afetivo”, explica.
Como agir?
Segundo a psicóloga escolar e clínica Gescielly Tadei, chupar a chupeta ou o dedo são comportamentos que acalmam e confortam a criança, principalmente na ausência da mãe, que na maioria das vezes precisa trabalhar, deixando o filho com um cuidador, em creches ou ainda em escolas dedicadas à Educação Infantil.
Não basta proibir, tem que ensinar
Entretanto, para a criança abandonar o costume depende e muito da colaboração dos pais.
A palavra de ordem para um resultado bem-sucedido é uma só: paciência.
Para Iracema, é necessário que os pais tenham a plena consciência de que essa ‘retirada’ representa uma grande perda para seus filhos.
“O ideal é ir agindo gradativamente, dia após dia. Os pais têm que promover a autonomia de seus filhos, fazendo com que eles mesmo entendam que precisam abandonar esse hábito”.
É levando isso em consideração que Gescielly aconselha que os pais filmem a criança sugando o dedo e que posteriormente mostrem a cena para ela.
“Essa é uma alternativa que dá resultado, pois ela se observa em uma atitude que os pais estão mostrando que já não compete à idade”.
Como não agir?
Muitas vezes os pais acabam se aproveitando do hábito do filho por chupar o dedo ou a chupeta e utilizam a proibição como uma forma de punição, o que pode causar traumas.
“Pedimos para que a família nunca se utilize de castigos, mas que faça uso sempre desse processo de conscientização dos pequeninos, que conseguem compreender o que precisamos dizer por meio de atividades mais voltadas para o concreto”, conta Gescielly.
Iracema acrescenta que nenhuma ação que tenha como meio a força traz bons resultados.
“Ameaçar ou até mesmo dar umas palmadas não adiantará. Esse certamente é o caminho mais errado”.
De qualquer maneira, trabalhar o abandono de tais hábitos é importante, haja vista que os mesmos, ainda que acalmam e confortam, não permitem a evolução e o crescimento pleno da criança, além de atrapalhar o desenvolvimento satisfatório de sua estrutura bucal.
Além disso, aqueles que abandonam o dedo ou a chupeta da maneira correta lidam melhor no futuro com as perdas e aprendem a administrar e tolerar as frustrações.
 Fonte: Link O Diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário